Ações da asserti
Representações regionais

As conquistas da Asserti para a região de Marília foram resultado da atuação organizada dos empresários da associação. A Asserti vem trabalhando o conceito e as ações de associativismo desde 2008 antes de sua criação, que efetivamente aconteceu em 2012. Com um trabalho já consolidado e gerando frutos a cada ano, a Asserti atingiu a maturidade suficiente para expandir seus trabalhos e ir além das lutas e demandas locais. Para fortalecer ainda mais o setor de TI e tornar o interior do Estado de São Paulo uma referência na área, a Asserti, criou a possibilidade de instituírem-se Representações Regionais da Asserti. A Asserti vem atraindo empresas de todo centro-oeste paulista para seu quadro associativo e a necessidade de acolhimento de suas demandas é crescente. As Representações Regionais possibilitarão o trabalho focado em cada região observando-se suas características e necessidades específicas, sob a direção de Diretores Regionais escolhidos entre as empresas associadas de cada região. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento da associação e aumento de sua representatividade para a categoria empresária e para o desenvolvimento regional como um todo. A primeira Diretoria Regional foi instituída em Bauru/SP em 2017 com o intuito de fortalecimento da vocação na área e de fomentar novos negócios regionais e globais bem como a formação de mão de obra qualificada.
Reconhecimento do APL TI Marília pelo Governo do Estado
A Asserti, sendo o principal órgão de representação das empresas do ramo da Tecnologia da informação de Marília e região, desde sua instituição vem trabalhando e intensificando o os processos de aprendizagem coletiva, de cooperação e da dinâmica inovativa dentro do conjunto de empresas associadas. Identificando a vocação da cidade para abarcar um arranjo produtivo local na área de Tecnologia da Informação e reconhecendo que as políticas de fomento possuem melhor aplicabilidade e resultado quando realizadas de maneira coletiva, a Asserti elaborou o projeto para reconhecimento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília – APL TI Marília, junto ao Governo do Estado, tendo seu pedido deferido em 6 de setembro de 2016, posicionando Marília entre as 5 cidades que obtiveram o reconhecimento de seu cluster. Como entidade de Governança do APL TI Marília, a Asserti obteve com isso a chancela do Governo do Estado para participar de editais que selecionam projetos prioritários dos APLs e lhes concedem recursos.

Atualização profissional

As empresas que não qualificam e desenvolvem seus funcionários podem enfrentar dificuldades na execução de sua prestação de serviços por falta de profissionais preparados para os cargos disponíveis. Treinar significa preparar o colaborador para exercer sua função dentro de um cargo e, desenvolver é qualificá-lo, pensando no seu futuro dentro da organização. Pensando nisso a ASSERTI está em contato contínuo com as necessidades profissionais de suas associadas, e por meio de parcerias oferece cursos e palestras, sem falar no seu ambiente virtual de aprendizagem, ambiente colaborativo disponibilizado aos profissionais para tirarem dúvidas uns com os outros e trocarem conhecimentos. A ASSERTI está também atenta aos incentivos concedidos pelo Governo, sempre divulgando cursos online e gratuitos.
Cômite de RH
A competitividade entre empresas aumentou por conta da recessão global e o tema gestão de talentos passou a ser cada vez mais abordado. Para auxiliar os empresários a refinar suas políticas de motivação de talentos, tonando seus colaboradores satisfeitos o suficiente para que se mantenham distantes das concorrentes, a ASSERTI criou o Comitê de RH. O objetivo inicial do grupo, composto pelos departamentos das empresas associadas, era demonstrar aos empresários que não é apenas o fator remuneração que garante o engajamento de seus funcionários. Entretanto, no decorrer das reuniões notou-se a farta gama de assuntos de interesses comuns entre as empresas e que as experiências individuais poderiam ajudar as demais. Percebemos ser fundamental qualificar as discussões em torno da gestão de talentos, mas também descobrimos que outras demandas iniciavam-se tanto no departamento de recursos humanos como no administrativo, justificando a função atual do Comitê de RH que é a de apurar todo tipo de problema levado a analise por nossas associadas, investigar as causas e levantar possíveis soluções. Dessa forma, questões como ?turnover?, queda de desempenho de profissionais, assédio moral, PLR, medidas de redução de risco de treinamento, dúvidas sobre enquadramento sindical da empresa entre outros assuntos, podem ser avaliados de forma mais célere, desenvolvendo-se a tempo uma estratégia para restabelecer o equilíbrio das empresas.

Convênios

Considerando a mudança no comportamento de consumo dos brasileiros, seja tanto em razão de uma mentalidade mais sustentável quanto em razão da crise econômica que o país tem experimentado em todos os setores, a ASSERTI tem buscado conveniar empresas prestadoras de diversos serviços. O objetivo é levar à suas associadas e aos seus colaboradores melhores oportunidades de consumo, com concessão de descontos e vantagens, garantido o acesso de todos aos mais variados tipo de serviços. Veja a lista de empresas conveniadas e conheça as vantagens que só nossas associadas possuem.
Instalação do escritório regional do SEPROSP em Marília
Para viabilizar a aproximação do SEPROSP com as empresas de TI de Marília e região, a ASSERTI protocolou requerimento de instalação física de escritório regional representativo do SEPROSP na cidade. Como retorno aos seus esforços em julho/2015 o pedido foi aceito e em setembro/2015 a Regional SEPROSP foi criada . A Regional do SEPROSP foi apresentada aos empresários em evento que contou com a presença do Presidente do sindicato patronal, Sr. Luigi Nese. Nessa oportunidade, o Sr. Luigi palestrou sobre o projeto de desoneração da folha de pagamentos e ao término da conferência foi oferecido um coquetel de inauguração do escritório, o qual contará com uma Assessora do SEPROSP incumbida de auxiliar os empresários em questões relativas à categoria fazendo a ponte direta entre empresa e sindicato. A união entre ASSERTI e SEPROSP tem fortalecido os projetos da associação, que ganha a cada dia mais representatividade de suas associadas, bem como facilitado a participação das empresas do interior nas negociações com o sindicato dos trabalhadores para elaboração dos anuais acordos coletivos.

Criação do Parque Tecnológico

Em parceria com a Prefeitura Municipal, a ASSERTI elaborou os projetos para credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec). Com o sucesso do credenciamento dos centros na RPITec, cumpriu-se o último requisito para que Marília possa solicitar o credenciamento provisório do Parque Tecnológico a ser instalado em área disponibilizada pela prefeitura. O Parque trata-se de um complexo de desenvolvimento econômico e tecnológico que abrigará, além de empresas, centros de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, incubação e treinamento. Com o apoio do Governo do Estado o Parque Tecnológico irá gerar benefícios econômicos não só para as empresas dos ramos de TI, mas também para outras áreas de vocação da região.
Redução de ISS
A ASSERTI fomentou e acompanhou ativamente o projeto para reforma do código tributário do município de Marília. O incentivo fiscal foi aprovado e sancionado em dezembro/2015 pelo Prefeito de cidade, Vinícius Camarinha, a qual até então tributava as empresas do ramo de TI pela maior alíquota para o ISS. Com a redução da alíquota para 2%, a cidade deu mais um passo para o avanço, não só tecnológico, mas também econômico, ganhando força de atração para novas empresas em busca de incentivos fiscais e oportunidades de estabelecimento e crescimento. A cidade além da mão de obra que vem sendo especializada nas instituições educacionais da região, agora também pode se regozijar por oferecer melhores condições de desenvolvimento para as empresas nela já estabelecidas.

Negociações para acordo coletivo

Para defesa dos interesses de suas associadas, a ASSERTI participa ativamente das discussões da mesa de negociações entre SEPROSP E SINDPD, colaborando para estruturação dos Acordos Coletivos. O Sr. Elvis Fusco, como presidente da ASSERTI e Membro da Diretoria do SEPROSP, recebeu a missão de não só levar as demandas das empresas da região para análise do sindicato patronal, mas também de fazer valer seus votos nas Assembleias. Toda energia da ASSERTI, neste momento, está voltada para o reconhecimento da necessidade da diferenciação entre as empresas do interior e das empresas da capital de São Paulo, devido a evidente distinção do poder econômico existente entre as mesmas, buscando o fim da falta de individuação para que o texto dos Acordos Coletivos reflitam a realidade das empresas interioranas.